Data

Técnica de artesanato com planta aquática taboa é passada entre gerações e ajuda a sustentar famílias no ES

Artesãs que vivem às margens do Rio Piraquê-Mirim, no Norte do estado, confeccionam várias peças e planejam ampliar o negócio com apoio da prefeitura e do Sebrae. Mulheres usam taboa e artesanato vira fonte de renda para a comunidade em Aracruz
Nas mãos de um grupo de artesãs de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, a planta aquática taboa é transformada em esteiras, souplasts, brincos e colares. O trabalho, que é passado de geração em geração, também ajuda a movimentar a economia local e gerar renda às famílias.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Foi trabalhando com esse artesanato que a dona Aldir Carvalho Pereira, de 75 anos, conseguiu criar os 16 filhos. Rosiana Carvalho, filha de dona Aldir, contou que tem muito orgulho de ser artesã como a mãe.
Artesã do ES produz peças com taboa, planta aquática.
Reprodução/TV Gazeta
“No começo, muita gente falava: ‘será que vão dar conta de fazer?’ . Falei: ‘nós vamos dar conta e vamos fazer'”, contou Rosiana.
Os maridos das artesãs também ajudam. São eles que retiram a taboa das margens do Rio Piraquê-Mirim.
Taboa é retirada das margens do rio Piraquê Mirim, em Aracruz, Norte do ES
Reprodução/TV Gazeta
Depois de retiradas das margens do rio, as plantas são colocadas para secar e só podem ser utilizadas para confecção das peças a partir de sete dias.
Artesãs querem ampliar o negócio
Para alcançar voos ainda mais altos, as artesãs estão recebendo qualificação e apoio da Secretaria de Meio Ambiente e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).
“A gente precisava buscar alternativas de renda e, dentro das alternativas, a gente viu que tinham as artesãs que trabalhavam com taboa, e essa atividade ficou um pouco paralisada após a chuva de granizo que aconteceu na área em 2016”, disse Priscila Nobres, secretária de Meio Ambiente da cidade.
Artesanato com taboa é passado de geração para geração em Aracruz, ES
Reprodução/TV Gazeta
Carla Bortolozzo do Sebrae disse que o objetivo é ampliar e incrementar a cartela de produtos e organizar uma associação para que as artesãs possam vender ainda mais as peças.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

O Idecon é um Instituto que caminha por meio de muito trabalho, ofertando serviços em busca do Equilíbrio e Harmonia nas Relações de Consumo.

Downloads

Entre em Contato