Data

Sem estabilizar dívida pública, governo não conseguirá levar BC a cortar juros, diz Tebet

Ministra do Planejamento participou de comissão no Senado nesta terça. Segundo Tebet, governo precisa ao menos ‘sinalizar’ que vai estabilizar débito; juro básico está em 13,75% desde agosto. Ministra Simone Tebet, em imagem de arquivo
TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (9) que, enquanto o governo não conseguir estabilizar a dívida pública, “ou sinalizar nesse sentido”, não será possível baixar a taxa de juros no Brasil.
A declaração foi dada durante uma audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura e da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. A ministra foi convidada para debater o planejamento e a previsão orçamentária para o desenvolvimento das cidades e apresentar as ações da pasta para os próximos anos.
Em sua apresentação, entre outros pontos, a ministra falou sobre os objetivos do projeto do novo arcabouço fiscal e afirmou que uma das funções da nova regra fiscal é auxiliar na estabilização da dívida pública no Brasil, o que, para ministra, é fundamental para a redução da taxa de Juros.
“Enquanto nós não estabilizarmos a dívida, não sinalizarmos nesse sentido, com o arcabouço fiscal, nós não conseguimos baixar os juros no Brasil. Sem baixar juros, nós não temos condição de crescer. O setor produtivo não consegue pegar crédito com juros de 13,75%, consequentemente, não consegue abrir mais portas nem gerar emprego e renda”, declarou.
‘Não faz sentido falar em 13,75%’: Economistas avaliam taxa de juros mantida pelo Banco Central
Desde agosto de 2022, a taxa básica de juros no Brasil está em 13,75%. O governo Lula tem pressionado o Banco Central para que a taxa seja reduzida, pois acredita que os juros elevados inibem o crescimento da economia.
Durante sua apresentação, a ministra afirmou também que nesta quarta-feira (10) “sairá o valor da inflação um pouquinho menor do que estava na expectativa”.

O Idecon é um Instituto que caminha por meio de muito trabalho, ofertando serviços em busca do Equilíbrio e Harmonia nas Relações de Consumo.

Downloads

Entre em Contato