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Peugeot 2008 recebe apenas uma estrela em teste de segurança do Latin NCAP

Nota vai de zero a cinco estrelas. SUV é o primeiro veículo a não atender a todas as recomendações de segurança do Latin NCAP desde novembro, quando o Citroën C3 Aircross recebeu nota zero. Crash-test no Peugeot 2008
divulgação/Latin NCAP
O Peugeot 2008 recebeu uma estrela no teste de segurança do Latin NCAP, informou o instituto nesta quinta-feira (5). As notas vão de zero a cinco estrelas.
O SUV é o primeiro veículo a não atender às recomendações de segurança do Latin NCAP desde novembro, quando o Citroën C3 Aircross recebeu nota zero. Ambos pertencem ao grupo Stellantis, que também controla marcas conhecidas como Fiat, Jeep e RAM.
De acordo com os testes realizados, a principal falha de segurança do Peugeot 2008 está na proteção ao motorista em colisões frontais com barreira deformável — uma simulação de impacto com outro veículo.
Nesse tipo de colisão, o tórax do motorista foi a região mais afetada, seguido pela coxa do passageiro ao lado. O SUV também apresentou falhas na proteção das pernas do condutor.
Áreas de dano aos ocupantes do Peugeot 2008, em laranja e roxo são as áreas menos protegidas
divulgação/Latin NCAP
O teste também avaliou a capacidade do veículo de absorver impactos. Nesse aspecto, a estrutura do habitáculo foi considerada “instável e incapaz de suportar cargas mais elevadas”.
Por outro lado, o Peugeot 2008 apresentou bom desempenho em impactos laterais e demonstrou eficácia na proteção do pescoço em colisões traseiras.
“Este resultado de uma estrela para o Peugeot 2008 é inaceitável e reflete uma preocupante falta de compromisso com a segurança básica por parte da Stellantis em nossa região”, apontou Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP.
“Não se trata de uma limitação técnica, mas de uma decisão empresarial que prioriza a redução de custos em detrimento de vidas humanas”, prosseguiu.
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Stellantis tem reprovado os testes
Faz algum tempo desde que uma marca do grupo Stellantis não obtém uma boa avaliação em testes de segurança. O melhor desempenho recente para veículos vendidos no Brasil foi em 2018, com as quatro estrelas da Fiat Toro.
Na ocasião, a Toro apresentou boa proteção para motorista e passageiro em colisões frontais, além de desempenho razoável em impactos laterais.
O grupo Stellantis só foi fundado em 2021. Antes disso, a Fiat estava em um conglomerado ítalo-americano, chamado de FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e dividia espaço com a Chrysler.
Veja abaixo as notas dos modelos do grupo Stellantis, segundo o Latin NCAP. O resultado agrupa o relatório para adultos e crianças em uma só nota.
Citroën C3 Aircross em novembro de 2024: 0 estrela;
Fiat Pulse em dezembro de 2023: 2 estrelas;
Citroën C3 em julho de 2023: 0 estrela;
Jeep Renegae em julho de 2023: 1 estrela;
Fiat Strada em outubro de 2022: 1 estrela;
RAM 700 em outubro de 2022: 1 estrela;
Fiat Argo e Cronos em dezembro de 2021: 0 estrela;
Peugeot 208 em dezembro de 2021: 2 estrelas.
“É preocupante ver que fabricantes de veículos líderes, como alguns dos que fazem parte do grupo Stellantis, continuem oferecendo modelos com desempenho de segurança tão baixo, como se as vidas na América Latina e no Caribe não importassem tanto quanto as da Europa,” comentou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.
Procurada pelo g1, a Stellantis não comentou o assunto até o fechamento desta reportagem.

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