Data

Ministério identifica que ovos suspeitos de estarem com gripe aviária foram enviados para MG, PR e RS

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou neste sábado (17) que conseguiu rastrear o destino dos ovos que estariam com foco de gripe aviária H5N1 em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.
“O Mapa já orientou a adoção das medidas de saneamento definidas no plano de contingência pra influenza aviária e doença de Newcastle, que prevê a destruição desses ovos de maneira a mitigar qualquer risco”. afirmou o ministério em nota.
De acordo com o órgão, os foram enviados para granjas localizadas nos estados de Minas Gerais, Paraná e no próprio Rio Grande do Sul, região onde foi identificado o primeiro caso.
A detecção ocorreu no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e foi informada na manhã desta sexta (16).
O Mapa ainda informou que não há comprovação de que as unidades estão contaminadas com o vírus, mas que os protocolos de contingência para a doença prevêem que os ovos seja destruídos.
“Ressaltamos que não há comprovação de que tais ovos estejam contaminados com vírus da gripe aviária e que todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas, reforçando o compromisso do Mapa com a sociedade e com o setor produtivo”, afirmou o Mapa em nota.
Esta reportagem está em atualização.

O Idecon é um Instituto que caminha por meio de muito trabalho, ofertando serviços em busca do Equilíbrio e Harmonia nas Relações de Consumo.

Downloads

Entre em Contato