Data

Ibovespa abre em baixa, com expectativas por dívida americana e arcabouço fiscal

No dia anterior, o principal índice do mercado de ações brasileiro recuou 0,48%, aos 110.213 pontos. Ibovespa
Pexels
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em queda nesta terça-feira (23), em mais um dia marcado pelas expectativas em relação à renegociação das dívidas americanas e à votação do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, por aqui.
Às 10h05, o índice caía 0,09%, aos 110.116 pontos. Veja mais cotações.
No dia anterior, o Ibovespa teve queda de 0,48%, aos 110.213 pontos. Com o resultado, o índice passou a acumular:
Ganhos de 5,54% no mês;
Avanço de 0,44% no ano.

O que está mexendo com os mercados?
Por mais um dia, as atenções do mercado permanecem voltadas à renegociação do teto da dívida dos Estados Unidos.
Ontem, Biden e McCarthy se reuniram para falar sobre as prioridades de seus partidos dentro dessa renegociação, mas ainda não chegaram a um acordo. O líder da Câmara, no entanto, afirmou que a reunião foi “produtiva” e descartou as chances de que o país dê um calote.
A secretária do Tesouro, Janet Yellen, destaca que, se os partidos não chegarem logo a um acordo, os Estados Unidos não terão dinheiro para arcar com suas contas a partir de 1° de junho. Especialistas, porém, consideram que, apesar das brigas políticas, um calote não é interessante para nenhum dos dois lados.
Enquanto os democratas, de Biden, são mais favoráveis a cobrar mais impostos dos mais ricos, o lado os republicanos, de McCarthy, se posicionam de forma contrária aos gastos com benefícios sociais.
No Brasil, o dia conta com uma agenda econômica esvaziada e o destaque ainda é o novo arcabouço fiscal.
“A expectativa segue em torno do novo arcabouço fiscal. Os líderes da Câmara se reúnem hoje para definir se a votação em plenário será hoje ou amanhã”, destacam analistas do BTG Pactual.
Initial plugin text

O Idecon é um Instituto que caminha por meio de muito trabalho, ofertando serviços em busca do Equilíbrio e Harmonia nas Relações de Consumo.

Downloads

Entre em Contato