Data

Hong Kong desmantela por 1ª vez rede de lavagem de dinheiro com criptomoedas

A rede abriu diversas contas bancárias em nome de empresas fantasmas, para as quais fazia transferências com as moedas digitais para convertê-las em dinheiro para seus clientes. Criptomoedas
Pixabay/Divulgação
O serviço de Alfândega de Hong Kong anunciou nesta quinta-feira (15) que desarticulou, pela primeira vez, uma rede que usava criptomoedas para “lavar” até 1,2 bilhão de dólares hongueconguenses (US$ 155 milhões).
“Esta é a primeira vez em Hong Kong que se desmantela uma rede que usa criptomoedas para lavar dinheiro e ocultar a origem dos ativos criminosos”, disse à imprensa Mark Woo Wai-kwan, um oficial da polícia local.
Quatro pessoas, entre elas o cérebro da rede, foram detidas, e 20 milhões de dólares hongueconguenses (US$ 2,5 milhões) foram congelados.
SAIBA MAIS: Por que o Bitcoin consome tanta energia? Entenda a segurança ‘antieficiente’ das criptomoedas
A rede havia aberto várias contas bancárias em nome de empresas fantasmas, para as quais fazia transferências por meio de uma plataforma de troca de criptomoedas para convertê-las em dinheiro para seus clientes.
Cerca de 60% do valor total foi movimentado nos últimos 15 meses, por meio de contas com sede em Singapura. A rede usava a criptomoeda Tether.
As agências reguladores criticam as criptomoedas, com frequência. Devido ao seu anonimato, elas podem ser usadas para fins ilegais.
LEIA MAIS: O que é o doxing, alvo de disputa entre Hong Kong e gigantes da tecnologia

O Idecon é um Instituto que caminha por meio de muito trabalho, ofertando serviços em busca do Equilíbrio e Harmonia nas Relações de Consumo.

Downloads

Entre em Contato