Inscrições vão começar nesta sexta-feira (16), às 10h. Palácio do Itamaraty
Reprodução/ Agência Brasília
O Ministério das Relações Exteriores publicou nesta quinta-feira (15) o edital do novo concurso público para diplomata, com 50 vagas e salário inicial de R$ 22.558,56. As inscrições vão começar às 10h desta sexta-feira (16).
O cargo é de terceiro-secretário, que é o início da carreira de diplomacia. As provas serão realizadas em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal.
ACESSE O EDITAL
✅ Siga o canal do g1 Concursos no WhatsApp
O processo seletivo exige conhecimento em várias disciplinas e é considerado, atualmente, um dos mais difíceis e concorridos do país, afirma Jean Marcel Fernandes, coordenador do curso preparatório para concursos de diplomata do Gran Cursos Online.
👩💼 MAS, AFINAL, O QUE FAZ UM DIPLOMATA? – Os diplomatas são servidores públicos concursados que representam o Estado brasileiro, assim como seus cidadãos, no exterior.
Eles negociam os interesses do país em conferências internacionais e atendem os cidadãos brasileiros nos consulados, entre outras funções.
✍️ E COMO É O CONCURSO? – No Brasil, o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é realizado todos os anos pelo Instituto Rio Branco (IRBr), academia diplomática brasileira subordinada ao Itamaraty.
Neste ano, a seleção será feita em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A primeira fase do concurso consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por questões de certo ou errado das seguintes disciplinas:
Língua portuguesa;
História do Brasil;
História mundial;
Geografia;
Língua inglesa;
Política internacional;
Economia;
Direito.
A segunda etapa da seleção, por sua vez, terá provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de:
Língua portuguesa;
Língua inglesa;
História do Brasil;
Política internacional;
Geografia;
Economia;
Direito;
Língua espanhola ou francesa.
Qualquer cidadão brasileiro nato com formação superior reconhecida pelo Ministério da Educação pode se tornar diplomata.
Geralmente, são aprovados no concurso candidatos que se preparam por dois a três anos para as provas, afirma o professor Jean Marcel, que também é Ministro da Carreira de Diplomata e serve no Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles.
Veja dicas para estudar para concurso:
Como estudar legislação para concurso?
Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso

O Idecon é um Instituto que caminha por meio de muito trabalho, ofertando serviços em busca do Equilíbrio e Harmonia nas Relações de Consumo.
Downloads
- Convenção Coletiva
- Certificado Boas Praticas
- Código de Defesa
- Pesquisas
Entre em Contato
- Telefone: (11) 2408-8400
- Email: contato@idencon.org
- Rua José Triglia, n°27 – Vila das Palmeiras Guarulhos - SP