SUV rivaliza com Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian, e tem à disposição os motores 1.0 aspirado e turbo da linha Volkswagen. Volkswagen Tera será o SUV de entrada da marca
g1 | Vinicius Montoia
A Volkswagen revelou neste domingo (2) os primeiros detalhes de seu próximo lançamento, o Tera. O SUV compacto será o mais barato da linha de utilitários da marca, abaixo de dois campeões de venda, o T-Cross e o Nivus.
Em um evento na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, a montadora mostrou o Tera pela primeira vez sem disfarces de design. Não foram revelados os detalhes de motorização, nem os preços do SUV.
Sabe-se, porém, que o lançamento vem para concorrer em uma das faixas mais competitivas de mercado, a de SUVs pouco acima dos R$ 100 mil. O Tera será o novo rival de Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian.
Ainda com poucos detalhes públicos, o g1 traz o cenário em que o Tera estará inserido e os possíveis atrativos do novo modelo da Volkswagen.
Veja o momento da revelação do Volkswagen Tera
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A principal briga do mercado
Não é coincidência que os SUVs dominam os últimos lançamentos das montadoras presentes no Brasil. Em janeiro deste ano, a virada foi inevitável e os utilitários esportivos elevaram a categoria ao posto de mais comercializada dentro dos 10 carros mais vendidos do país.
Entre os 10 carros mais vendidos do país no ano passado, seis são SUVs, três são hatches e a lista é completada por uma picape.
Com o recente aumento dos preços de veículos, houve um movimento de retomada dos SUVs menores. Para a maioria das marcas, criou-se uma lacuna grande de preços entre o carro de entrada e os primeiros SUVs.
A tendência é parecida com a vista em meados dos anos 2000, com o surgimento do Ford EcoSport, em que se percebeu o desejo do consumidor pelos SUVs, mas era necessário um preço competitivo.
Por isso, os SUVs passaram por um processo de “encolhimento”, como aconteceu com os hatches. Surgiu a figura do subcompacto, ainda menor que os compactos. É como comparar um Fiat Argo com um Fiat Mobi, mas na versão utilitário.
Desde 2018, um em cada quatro novos carros vendidos no Brasil (25%) foram SUVs, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Especificamente naquele ano, dos 2,1 milhões de automóveis vendidos, 500 mil foram SUVs.
A Renault, por exemplo, retirou o Sandero de linha e ficou sem representantes na faixa de R$ 100 mil a R$ 110 mil. O Kwid mais caro custa R$ 83.270, enquanto e o Duster mais barato sai por R$ 130.990, uma diferença de R$ 47.720. O Kardian entrou com preços de R$ 106.990 e R$ 138.990.
O Tera tem quase o mesmo propósito. A Volkswagen tirou o Nivus Sense de linha, e a versão mais barata agora parte de R$ 143.490. O T-Cross ainda tem a versão Sense, por R$ 119.990, mas a próxima configuração parte de R$ 152.490.
A versão topo de linha do Polo (Highline) sai por R$ 127.490, sem considerar a configuração esportiva GTS, que custa R$ 158.590. Então, o Tera vem para ser a primeira opção de quem quer trocar um hatch por um SUV dentro da linha da marca.
Veja as faixas de preço da Volkswagen abaixo.
Polo Sense: R$ 104.490;
Polo Comfortline: R$ 120.490;
Polo Highline: R$ 127.490;
T-Cross Sense: R$ 119.990;
Nivus Comfortline: R$ 143.490.
Veja os valores cobrados pelos concorrentes do Tera:
Fiat Pulse Drive 1.3 manual: R$ 107.990;
Fiat Pulse 1.3 Drive automático: R$ 116.990;
Fiat Fastback 1.0 turbo automático: R$ 119.990;
Citroën Basalt 1.0 manual: R$ 99.490;
Citroën Basalt Feel 1.0 turbo automático: R$ 115.700;
Citroën Basalt Shine 1.0 turbo automático: R$ 117.100;
Renault Kardian Evolution manual: R$ 106.990;
Renault Kardian Evolution automático: R$ 118.090;
Renault Kardian Techno: R$ 129.990;
Renault Kardian Première edition: R$ 138.990.
“O segmento de SUVs é extremamente importante no Brasil. Esta categoria aonquistou 24% de mercado no ano passado e este ano deve chegar a 30% de tudo que é emplacado no Brasil”, afirmou o presidente da Volkswagen, Ciro Possobom.
Design
A Volkswagen segue sendo uma das marcas mais conservadoras quando o assunto é design. As linhas do Tera não negam o DNA da fabricante, e os mais desatentos podem nem notar que é um carro 100% novo na linha da montadora.
A frente parece um mix de três carros da marca. Os faróis, lanternas, grade e para-choques lembram um Polo “anabolizado”. A parte central da grade é bastante parecida com a do Virtus, que nada mais é que o sedã do Polo. A porção superior, que se assemelha a um sorriso, parece a grade do T-Cross. Resta saber se vai agradar.
As rodas são parecidas com as do Polo Track, mas as caixas de roda têm um contorno de plástico preto e saia lateral escurecida, que dão a impressão de um carro mais alto. As janelas têm uma linha de cintura alta e a coluna C é espessa, uma antiga característica do clássico hatch médio Golf.
Na traseira, as lanternas são interligadas como as do T-Cross, mas o esquema de luzes difere do SUV compacto, com LEDs mais afilados. Para finalizar, há um spoiler na parte superior da tampa do porta-malas, que sugere um toque de esportividade.
Polo, Nivus e Tera são construídos na mesma plataforma, a MQB-A0. A novidade não tem um formato tão “cupê” quanto o Nivus, nem é tão “quadrado” quanto o T-Cross. É a aposta da VW para atrair clientes que preferem um meio-termo, especialmente por ser mais acessível.
Motores
Ainda não foram confirmados os motores que vão equipar o Tera, nem as versões disponíveis. No entanto, os motores disponíveis na linha Volkswagen do Brasil são o 1.0 MPI (aspirado) e o 1.0 TSI (turbo), ambos de três cilindros.
O MPI é oferecido na versão de entrada do Polo e oferece 84 cv de potência com etanol e 77 cv com gasolina, além de 10,3 kgfm de torque com álcool e 9,6 kgfm com gasolina.
Considerando que tanto o Renault Kardian quanto o Fiat Pulse possuem versões com câmbio manual, não se pode descartar uma configuração com câmbio mecânico para o Tera.
A outra opção de motor de 1,0 litro é o turbinado TSI, que equipa todas as demais versões do Polo (exceto a GTS, que tem um motor 1.4 turbo). O TSI entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque.
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