Além das notas baixas, nova ferramenta permite que motoristas da plataforma não recebam mais chamados de passageiros indesejados. Foto ilustrativa mostra logo da empresa Uber em para-brisa de carro
Nam Y. Huh/AP
A Uber lançou nesta quarta-feira (19) uma funcionalidade que permite ao motorista bloquear passageiros considerados problemáticos. A opção será disponibilizada gradualmente para todos os condutores do aplicativo.
Para bloquear um passageiro, o motorista deve avaliá-lo com uma estrela. Nesse caso, o cliente será automaticamente bloqueado, impedindo que o motorista receba novos chamados desse passageiro no futuro.
O bloqueio também pode ser opcional quando o motorista dá duas ou três estrelas ao usuário. Não é possível bloquear passageiros que recebem avaliações de quatro ou cinco estrelas.
Em resumo:
⭐ : bloqueio automático;
⭐⭐ ou ⭐⭐⭐: bloqueio opcional;
⭐⭐⭐⭐ ou ⭐⭐⭐⭐⭐: sem possibilidade de bloqueio.
Bloqueio será automático quando o motorista der apenas uma estrela para o passageiro
Divulgação | Uber
LEIA MAIS:
Lecar mostra maquete do 459, que será o primeiro carro híbrido brasileiro; veja FOTOS
Isenção de IPVA: saiba quais estados liberam carros híbridos e elétricos do imposto
Como funciona a frenagem autônoma de emergência e quanto custa ter no seu carro?
O motorista Leandro Silva afirma que a medida “é um benefício para o motorista, que não terá mais que transportar passageiros indesejados, que podem ter feito algo que o motorista não gostou”.
A nova opção de bloqueio, lançada antes do Carnaval, visa reforçar as avaliações mútuas “para incentivar comportamento respeitoso entre motoristas, parceiros e usuários da plataforma”.
“O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações, e isso se torna ainda mais crítico no Carnaval”, destaca Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber.
ADAS: como funciona a frenagem autônoma de emergência?

O Idecon é um Instituto que caminha por meio de muito trabalho, ofertando serviços em busca do Equilíbrio e Harmonia nas Relações de Consumo.
Downloads
- Convenção Coletiva
- Certificado Boas Praticas
- Código de Defesa
- Pesquisas
Entre em Contato
- Telefone: (11) 2408-8400
- Email: contato@idencon.org
- Rua José Triglia, n°27 – Vila das Palmeiras Guarulhos - SP