Varejista afirmou que 88% dos desligamentos eram referentes a funcionários contratados temporariamente para a Black Friday. Lojas Americanas do Resende Shopping, no Rio de Janeiro, em 2018
Emille Rodrigues/g1
A Americanas, em processo de recuperação judicial desde janeiro deste ano, desligou 5.526 funcionários na semana de 27 de novembro a 3 de dezembro, de acordo com documento regulatório divulgado pela varejista nesta quinta-feira (7).
Com as demissões, a empresa encerrou o período mantendo um total de 33.861 trabalhadores ativos — quase 10 mil a menos em comparação com o início deste ano.
A companhia destacou que as dispensas incluem desligamentos voluntários (306 registros) e 4.876 términos de contratos temporários. Na outra ponta, admitiu 359 funcionários.
ROMBO CONTÁBIL DA AMERICANAS: A CRONOLOGIA DO CASO
Após a divulgação, a Americanas afirmou, em nota, que 88% dos desligamentos eram referentes a funcionários contratados temporariamente para o período promocional da Black Friday.
No documento regulatório, a empresa reforçou a sazonalidade de seu quadro de funcionários em função das oscilações do mercado de varejo.
Citou os picos em épocas comemorativas, como Páscoa, Black Friday e Natal, e disse que o número absoluto de desligamentos ficou em linha com períodos anteriores à recuperação judicial.
Para reforçar sua operação no Natal, a Americanas anunciou nesta semana a abertura de 7 mil vagas em funções temporárias.
O Idecon é um Instituto que caminha por meio de muito trabalho, ofertando serviços em busca do Equilíbrio e Harmonia nas Relações de Consumo.
Downloads
- Convenção Coletiva
- Certificado Boas Praticas
- Código de Defesa
- Pesquisas
Entre em Contato
- Telefone: (11) 2408-8400
- Email: contato@idencon.org
- Rua José Triglia, n°27 – Vila das Palmeiras Guarulhos - SP